25.1.10

E numa agradável manha de sexta-feira...

Sexta-feira passada tive o prazer de ir ao Consulado brasileiro em Madrid. Sim. A última vez que tive que comparecer a esse orgao oficial foi em 2005, para renovar meu passaporte. Como nosso lindo e útil passaporte só vale 5 anos, em outubro desse ano o meu vence. Eu nem tinha me ligado, quem me deu o toque foi o Márcio. Já que, graças aos céus, eu só tenho que usar esse passaporte uma vez ao ano, quando vou ao Brasil. Para demais viagens uso o bem aceito europeu.

Bom, lá fui eu. Saí de casa ainda na escuridao, 1 grau, fui andando. Uns 20 minutinhos eu tava lá. Tava com o nome da rua, mas nao lembrava bem o número: 8 da manha, ainda escuro, um puta de um frio, avistei ao longe gritaria e tumulto. Nao duvidei. Ali estava o consulado do meu amado país!

Mal cheguei e me posicionei na fila, já fui bombardeada por folhetos de todo tipo (serviços de "adevogado" para imigrantes, traduçoes de documentos, encomenda de bolos artesanais com fotos impressas em papel manteiga, revistas com reportagens fuleiras, ave...). Sem contar o serviço de catering: olha a coxinha, pao de queijo, cafezinho!! Pensei, um café com leite quentinho nao vai mal, nesse frio... Vi que a moçada tinha umas garrafas térmicas tamanho familiar em cima de um banco, uma puta infra-estrutura. Antes de pedir o tal cafezinho, tive certeza que nao teriam sem açucar. Batata. Ô povo que adora "passar" o café junto com o açúcar, INFERNO! Fiquei sem café. Nesse caso, pedi um pao de queijo. Tava mais duro que uma pedra e frio, lógico. Reclamei. A tia vem e me fala: é que tem que comer tomando o café quentinho... Ah, claro. Nao mandei a merda por que me parece que todos esses panfleteiros e ambulantes se conhecem e têm uma forte amizade e eu sou muito pequena. Fiquei na minha.

Outras pessoas diriam: ai, esse é o povo brasileiro, tirando leite de pedra, improvisando uma lanchonete na porta do consulado, e sempre com alegria de viver, Uau! Desculpa, me dá vergonha. Mas muita vergonha MESMO de ver aquela farofa. E como gritam. Será que eu grito assim também?? MEDA!

Passaram-se 20 minutos, meia hora. Cansei de iPod, resolvi ler. Mas aí você começa a escutar as pérolas do povo brasileiro. Nao dá pra ficar indiferente! Na minha frente tinha uma mulher que se achava a gênia. Como já é de se esperar, descendo o pau em todos os espanhóis e que "nós, brasileiros, aprendemos muito fácil o espanhol, mas eles, sao burros." Tive que escutar a saga da tia em Barcelona, dizendo que "nao quis aprender o catalao por que nao serve pra nada. Senhor, ajude!!
A mesma tia começou a desenvolver a teoria de que é melhor ainda nao voltar ao Brasil, por que uma caixa de Ferrero Rocher aqui custa 3 euros e lá, 25 reais!!! Ela disse que nao tinha uma vida ruim no Brasil, muito pelo contrário, era muito boa, tinha carro e apartamento... Mas, claro, aqui ela quer arrumar um "homem bao" e voltar com documentaçao pro Brasa, pq se a coisa apertar, ela pode voltar a Espanha quando quiser. Entendi se a coisa apertar pra ela, sera algo assim: nao tenho dinheiro para comprar uma caixa de Ferrero Rocher, bora pra Madrid outra vez!!

Mas o pior foi congelar quase duas horas naquela fila e nao ser atendida. Sim, eu NAO fui atendida. Eles distribuem uma quantidade X de senhas e, quando faltavam 5 pessoas pra minha vez, as senhas acabaram. Imaginem o barraco que se montou. A fila se desfez e virou uma grande muvuca, achei que íam bater no porteiro. Começaram a gritar, falar palavroes. Orgulho de ser brasileiro!

Fui embora e voltarei amanha. Será que conseguirei renovar meu passaporte?

3 comentários:

Lu Gerbovic disse...

Consegue, Lu, brasileiro não desiste nunca...rsrsrsrs.

Luiza disse...

ai, Lu, como sempre seu senso terrivelmente critico dominou, e você quase perdeu as estribeiras. . ., filha, vc. não pode ser assim depois dos 35!
Tenha a tolerÂNCIA DE COMPREENDER
AS PESSOAS, e aceitá-las dentro do
nível a que pertencem, sem criticar,issto será bem mais proveitoso até para sua própria pessoa, quem sabe se vc. não estivesse tão negativa, qto ao lugar e à obrigação de renovar o passaporte, e estivesse mais receptiva e maleável . . . não teria havido uma senha para você???

Luiza disse...

TE AMO FILHA, NÃO É POR MAL QUE TE
CORRIJO EM ALGUMAS COISAS, AINDA ,ÁS VEZES VC. ME PARECE AQUELA MENININHA MIMADA QUE SAIU DAQUI PENSANDO EM GANHAR O MUNDO!!
E quem diz que não conseguiu? Pela sua garra, determinação, iniciativa, inteligência, enfim tudo de maravilhoso e bom que vc. tem!!!Os defeitos completam seu perfil e fazem parte. . . eu te amo, mesmo com essa prepotência que faz parte do seu caráter . . .
Mil bjs. saudosos, abs. para o Márcio . . .