7.8.07

Livro das férias




Eu sempre leio 4 ou 5 livros de uma vez. A mesinha ao lado da minha cama sempre tem uma pilha, e sempre tem um do Paul Auster no meio deles. E eu já li taaaaaaantos livros dele, mas nao acaba nunca, sempre compro um novo...ADORO.


Bom, mas nessas férias decidi que vou ler só um. Vai ser O LIVRO das férias, dos meus 11 dias na praia, dos meus alguns dias na capital italiana, dos meus dias de piscina em casa, dos meus finais de tarde em algum parque com o Caye. E resolvi que vou, finalmente, saber a história desse país. Por que cada um me conta uma coisa e eu estou bem de saco cheio. Obviamente que escolhi um inglês pra me contar essa história, por que nao confio muito num espanhol contando a história da Espanha. E também escolhi esse senhor inglês porque ele é correspondente do The Guardian (melhor jornal da terrinha, vamos combinar) e vive na Espanha há mais de 20 anos. O cara é bem jornalista, bem investigador mesmo, vai atrás da informaçao, pelo menos o começo do livro é assim. Nem preciso dizer que além de tudo, é lindao. Se eu nao faço esse tipo de comentário, nao sou eu!! O escritor se chama Giles Tremlett. Mas ele nao fala só de política nao. Fala da cultura espanhola, e da constante mudança que se encontra atualmente (e sempre, na verdade, desde a Guerra civil).

O livro em questao se chama: "Espanha ante sus fantasmas" (Ghosts of Spain) e logo o primeiro capítulo fala da Guerra civil espanhola e ele vai atrás dos assassinos falangistas, que agora sao meigos velhinhos perdidos em algum asilo no meio do nada. Quem diria...

Agora tô na parte que ele foi visitar o Valle de Los Caídos, pra quem nao sabe, é uma espécie de monumento que é uma homenagem aos que lutaram na guerra civil , o túmulo da peste do Franco está lá e, também, o túmulo do cara que fundou a Falange, Primo de Rivera (nao sei se é esse mesmo o nome, mas nao importa). O lugar é medonho, eu fui lá com o Caye por curiosidade, mas é impressionante, a peste do Franco fez assim mesmo, de propósito, o teto é altíssimo e a igreja é dentro de uma rocha. Sinistro. Entao, o amigo Giles resolveu visitar o tal Valle no aniversário da morte do Franco e, gente, pelo amor de deus, contou que tinha até skinheads alemaes lá rendendo homenagem ao homem. Meda.
Deixo aqui a capa do livro em espanhol e a foto do bonitao. Tô gostando muito e tem muitas páginas, acho que umas 500. Será que eu acabo?

E seguimos aqui, nesse calor, só esperando as férias chegarem. Falta pouco.

Um comentário:

Lu Gerbovic disse...

Lu, eu aqui com minha mesinha de cabeceira lotada, não consigo me decidir por um.

Eu, por minha vez, preciso me empenhar na história da formação Brasil. Na cabeceira já estão Macunaíma (sim, nosso herói sem moral definida, Casa Grande e Senzala e Raízes do Brasil). E duvido que vá entender esse país e seu povo...rs

PS: como nunca fui à Espanha, não conheço o Valle. Meu irmão disse mesmo que é sinistro e meu pai se recusou a ir.