17.3.09

Fallas de Valência

Nao me considero uma pessoa curiosa por festas populares e manifestaçoes culturais. Nunca gostei dessas coisas no meu próprio país, imagina no dos outros! Acho tudo um exagero, aquela massa de gente se gabando das festas da SUA cidade, SUA tradiçao, aquele povo batendo no peito e se orgulhando do carnaval, etc... Ai, sempre achei sacal!

Agora, vamos combinar... Acabei indo ver as tais Fallas de Valência. Resumindo do meu jeito, um monte de figuras grandonas, pintadas a mao, mas todas com a mesma cara. Tudo igual. O tamanho impressiona, a semelhança com personagens públicos também é curiosa, mas vai lá... Aí, rola um concurso de fallas na cidade. O jurado escolhe a mais legal e um belo dia, depois que todo mundo já passeou pela cidade e viu os bonecos gigantes, o povo vai lá e taca fogo. Sim, meus queridos, tacam fogo em tudo, olha que genial!!! Mas cadê a graça?

Fora a tal "mascletá" que, sinceramente, nao vi nada de especial. Uma estouraçao de fogos de artifício durante 6 minutos, que a gente tem que ficar com a boca aberta pra nao morrer. O povo leva bebê de 6 meses que é já pra acostumar com a tradiçao. E eu tô pouco me lixando pros bebês e crianças, cada um sabe cuidar do filho. Agora, levar cachorro é sacanagem. Ainda bem que nao vi nenhum, senao...ai!

Mas eu nao comparo com nenhuma festa brasileira, por que também acho todas babacas e sem sentido e chatas. Só gosto de Sao Joao por que posso beber quentao e comer pipoca! Aliás, todas as festas populares de todos os países sao desculpas pra neguinho comer e...BEBER, fala aí se nao tenho razao?
Ah, falei!!!!!!!!!!!!

O legal foi que a fanática por café com gelo aqui, descobriu que em Valência eles tomam com gelo e uma rodelinha de limao! Descoberta do ano, é MARAVILHOSOOOOO!!!

Nao tô com as fotos aqui, quando der, coloco.
Aí, podem comentar!

3 comentários:

Anônimo disse...

Você tambem gosta de café com gelo??????????????? Eu achava que era a única estranha de Sâo Paulo, hahahaha....sempre pedi e todo mundo fazia cara feia. Até que vim pra Espanha e vi que eles tambem tomam.E falei, aaaaaah encontrei o meu lugar!!
Esses fogos deles sâo horríveis porque só fazem barulho, nâo tem luzinha e cor, né?
Mas eu adoooro as festas populares. As músicas e danças populares, os concursos de floreiras de Córdoba, festas de Sevilhanas, festas de cavalos bonitos em Menorca, desfile de Escola de samba, frevo....axé nâo morro de amores.
Ah, mas tem umas que eu ODEEEEEEEEEEEEIO: festas de touros e vacas. ODEEEEEEEEEEEIOOOOOO.Fico torcendo pro touro espetar mais de meia dúzia. Tadinhos. Dos touros, nâo dos espetados.
Beijo.........

Luiza disse...

Querida, genial esse comment das fallas valencianas!Eu diria que seu senso critico é algo maravilhoso! Isto desde criança, é picante e extremamente controvertido, rebelde e ao mesmo tempo mto engraçado !!
Quanto ao café gelado o vovô José Morales fazia refresco de café, e ficava uma delicia!
Os italianos fazem o Affogatto, sei que vc. não gosta deles, mas essa sobremesa é demais!!Conheces?
No Havanna Café do Shoppings aqui, tb. tem uns cafés gelados maravilhosos!!Iremos... minha querida... iremos!Bjs mil.Te amo, amei o Blog, a mudança, a nova escrita, tudoooo!!!!!!

Cássia disse...

RSRS Lúuu adoro o jeito que vc escreve...sempre um bom humor mal humorado!!!! excelente!
besitos
AH !!!! TB TENHO QUE DIZERRRR....odeio festas tipicas e populares.........